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HomeBudismoÁudio e vídeoTendrelAlém do materialismo (material mesmo)

O materialismo é o principal problema para a compreensão do budismo, bem como para o florescimento humano e a sobrevivência do planeta. Ele tem justificação? Como combatê-lo internamente?

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Sacos de carne, objetos que objetificam

O materialismo não é falseável, artigo de Padma Dorje em tzal.org

A crença infundada em uma realidade externa, artigo de Padma Dorje em tzal.org

Algumas palavras sobre budismo e ciência, vídeo no Canal Tendrel

Ausência de eu materialista, vídeo no Canal Tendrel

Materialismo: não chega nem a estar errado, texto de Padma Dorje em tzal.org

As premissas injustificadas da ciência, artigo de Padma Dorje em tzal.org

Budismo e mistificação quântica, texto de Padma Dorje em tzal.org

A húbris científica, texto de Padma Dorje em tzal.org

Sugestão de termo: “nontologia”, artigo de Padma Dorje em tzal.org

“Falseando a falseabilidade”, vídeo do Canal Tendrel

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Uma tradução comum para “prajnaparamita” é “conhecimento transcendental”. Embora, estritamente falando, isto esteja tecnicamente correto, nas acepções populares de cada um dos termos, fica soando algo que não é bem correto. Um sobrevoo sobre a etimologia e entendimento do termo “paramita”.tendrel

O que é “transcendental” para o budismo?

Uma tradução comum para “prajnaparamita” é “conhecimento transcendental”. Embora, estritamente falando, isto esteja tecnicamente correto, nas acepções populares de cada um dos termos, fica soando algo que não é bem correto. Um sobrevoo sobre a etimologia e entendimento do termo “paramita”.
Embora para nós o Buda tenha tido a compaixão de aparecer na forma humana, ele mesmo disse que não era um deus, que não era um demônio, e que não era um ser humano -- mas que apenas era “desperto”. O que isso implica? Será que um Buda está sujeito aos impulsos humanos, que são próprios do processo de adaptação biológica?tendrel

O Buda não é humano

Embora para nós o Buda tenha tido a compaixão de aparecer na forma humana, ele mesmo disse que não era um deus, que não era um demônio, e que não era um ser humano -- mas que apenas era “desperto”. O que isso implica? Será que um Buda está sujeito aos impulsos humanos, que são próprios do processo de adaptação biológica?
Não existe um relativo enganoso sem um definitivo além da delusão, e vice-versa. O ensinamento do Buda é completamente além dos extremos de fugir das aparências ou reificá-las.tendrel

Sem uma não tem a outra

Não existe um relativo enganoso sem um definitivo além da delusão, e vice-versa. O ensinamento do Buda é completamente além dos extremos de fugir das aparências ou reificá-las.
Sem um criador e sem uma ignorância com qualquer tipo de existência além de meras formações adventícias, como pode haver um mal verdadeiramente existente?tendrel

Problema do mal no budismo? Não.

Sem um criador e sem uma ignorância com qualquer tipo de existência além de meras formações adventícias, como pode haver um mal verdadeiramente existente?


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